Foto: Eugênio Barreto
O vice-governador do estado, Jackson Barreto, esteve na manhã desta quinta-feira, 20, no Colégio Estadual José Rollemberg Leite, nas comemorações do centenário do patrono da instituição de ensino. "O que fica para nós na lembrança de José Rollemberg Leite é a sua preocupação com a educação. Um homem público que via a educação como um grande instrumento de inclusão social", disse Jackson Barreto, que na solenidade representou o governador Marcelo Déda.
Márcio Leite Rezende (Foto: Eugênio Barreto)
Para receber as homenagens, o colégio convidou os familiares do ex-governador José Rollemberg Leite: Eduardo Silveira Leite, filho do homenageado; a desembargadora Clara Leite Rezende, irmã, e o procurador geral do estado, Márcio Leite Rezende, sobrinho do homenageado. "Sinto-me muito honrada e confortada em receber esta homenagem em lugar de um grande educador e político ético. Isso muito honra a mim, não só como irmã, mas também como sergipana", declarou a desembargadora.
Já o sobrinho de José Rollemberg Leite, Márcio Leite Rezende, destacou a grande dedicação do tio à educação sergipana. "Homenagear esta figura pública é muito forte, pois ele foi um homem que implantou várias instituições de ensino em Sergipe. Estamos celebrando uma parte da história da educação nesta escola", disse o procurador.
A gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Maria Cardoso, que representou o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, destacou a presença dos alunos na cerimônia. "Como educadora, quero pontuar o quanto é importante que vocês, alunos, conheçam a nossa história, e principalmente a história da nossa área, a educação", pronunciou a diretora.
Luis Fernando Soutello (Foto: Eugênio Barreto)
Entre os convidados estava o professor Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, amigo do homenageado, que apresentou um perfil sobre a vida de José Rollemberg Leite. Visivelmente emocionado durante todo o discurso, o professor Soutelo destacou "que toda vez que nos voltamos a homenagear um sergipano como José Rollemberg Leite, nós estamos reforçando nossos laços de sergipanidade e admirando todos aqueles que ajudaram a construir Sergipe ao longo de sua história".
Iniciativa dos alunos
Foto: Eugênio Barreto
A proposta de comemoração ao centenário do patrono foi uma iniciativa do Grêmio Estudantil, realizada em parceria com a direção pedagógica da escola. Segundo o presidente do grêmio e estudante da segunda série do ensino médio, Osmar Silva, os estudantes já vinham desenvolvendo uma pesquisa entre personalidades que comemoravam o centenário em 2012. "Entre os nomes pesquisados encontramos o patrono da nossa escola e apresentamos a proposta de promover esse evento à direção, que prontamente nos apoiou em tudo", completou a aluna Luiza Marina, também integrante do grêmio e estudante do terceiro ano do ensino médio.
Maria Leda Gomes (Foto: Eugênio Barreto)
"Contamos neste evento a história viva da nossa escola, através do aspecto cultural, social, político e educativo da vida do ex-governador José Rollemberg Leite, o que é muito importante para a formação dos nossos alunos," declarou a diretora da escola, Maria Leda de Andrade Gomes.
|
Nenhum comentário: