Sayonara Hygia e Fredson Navarro (Foto: TV Sergipe / Divulgação) |
A TV Sergipe e o site G1 Sergipe são os ganhadores do Prêmio de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
A TV Sergipe concorreu com uma reportagem feita pela repórter Sayonara Hygia e o repórter-cinematográfico Zé Mário, sobre uma pesquisa que mistura ciência e tecnologia com o objetivo de facilitar a comunicação de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência. A pesquisa é feita com um sistema de comunicação alternativa, onde são usados programas de computador para a realização do trabalho.
“Receber um prêmio é sempre gratificante, ainda mais quando conseguimos cumprir a missão de ajudar. Essa reportagem foi feita para mostrar o resultado de um trabalho de um grupo de professores da Universidade Federal de Sergipe, a UFS, que desenvolvem projetos com crianças com necessidades de comunicação. Poder divulgar esse trabalho para que outras mães também tenham acesso ao tratamento é a recompensa. O prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito com amor”, ressalta Sayonara Hygia.
Já na categoria jornalismo online, o G1 Sergipe foi premiado com uma reportagem de Fredson Navarro e Flávio Antunes, com um registro especial em Itabaianinha sobre um projeto piloto do Governo Federal que pretende implantar uma academia adaptada para anões em Sergipe. A reportagem foi destaque também no G1 Nacional e Globo.com.
“A reportagem explica como o projeto, que é da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e da Cidadania, pretende implantar a academia que vai servir de modelo para outras cidades do país. Fomos até Itabaianinha e acompanhamos as necessidades da academia para cerca de 200 anões. Eles estão felizes com a proposta e estão ansiosos para a chegada da academia. O premio é um reconhecimento de um trabalho feito em equipe com muita dedicação. Estamos felizes”, comemora Fredson Navarro.
Fonte: TV Sergipe
Nenhum comentário: