Resenha por: Pedro Gabriel
Obra: Romanxorcismo
Autora: Marcia Dallari
Editora: Penalux
Gênero: Contos
Páginas: 102
Ano: 2017
Onde Comprar: Loja Editora Penalux
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★★
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Após um difícil término de namoro, a narradora, buscando expulsar de si o objeto amado, passa um ano entrevistando amigos e amigos de amigos pedindo suas experiências de amor em troca das dela. Uma a uma as histórias são contadas nesse livro e classificadas nos quatro estágios do exorcismo: Presunção, Ponto Fraco, Conflito e Expurgação.
💔💔💔
Desabafar, botar pra fora os sentimentos ruins, e até mesmo os bons, é tão confortante. É como tirar um fardo das próprias costas. É se libertar!
A autora Marcia Dallari, seguindo as recomendações de um terapeuta, escreveu "Romanxorcismo" como uma forma de cicatrizar a ferida que seu último relacionamento amoroso deixou aberta.
Foi aí que nasceram os 12 contos presentes na obra. 12 estórias que, segundo ela, são reais e narram fatos da vida de algumas pessoas que ela entrevistou.
Pequenas histórias que fala sobre partidas, prazer, amor, traição e outras decepções que surgem no decorrer da vida e que nos afetam de maneiras diferentes.
Pequenas histórias que fala sobre partidas, prazer, amor, traição e outras decepções que surgem no decorrer da vida e que nos afetam de maneiras diferentes.
Cada um reage de acordo com o que viveu. Com o que sentiu.
Ao longo vamos conhecendo o que os personagens viveram e passaram. É emocionante e surpreendente.
Ao longo vamos conhecendo o que os personagens viveram e passaram. É emocionante e surpreendente.
Como são vários contos, optei por resenhar apenas 4 deles. Confira:
Mariana participava de uma festa realizada por um rapaz que nem conhecia direito. Ele era o novo escritor da editora em que ela trabalhava. Nessa festa, Mariana chega a consumir uma droga oferecida pelo próprio autor. Ela estava curtindo tudo, até que ele a convida para conhecer 'a festa da festa', onde Marina seria cobaia de uma experiência excitante que ficará marcada em sua memória.
"Meu corpo estava tão sensível que eu podia detectar o mais sutil dos movimentos. Eu voltei à minha forma mais primitiva: um animal com um instinto que o obriga a sobreviver a perpetuar a espécie para permanecer no mundo por mais 200 milhões de ano."
Neste conto, conhecemos, de forma breve, uma relação em que o sexo esfriou com o tempo. O casal até se amava, mas já não estavam mais tendo tempo para um explorar o corpo o outro na cama. Até que tudo muda quando 'Teresa' surge.
"Para ele, as pessoas só se tornavam verdadeiras quando falavam. Talvez por isso a figura dela era tão inatingível. Uma atriz de cinema mudo. Como será que ela era na cama?"
Nessa estória, conhecemos Julio, um rapaz que agora vivia a solidão que o amor deixou quando se foi. Julio relembra e reflete, com carinho, o relacionamento que ele tinha com Antônio, seu grande amor. Analisa como o amor deles floresceu e ruiu deixando um vazio e lembranças que são como uma tempestade.
"- Eu te amo - disse olhando nos olhos de Antônio.
- Você me assusta - respondeu Antônio, retribuindo o olhar.
- Por quê?
- Porque, de todas as vezes que já escutei 'eu te amo' em minha vida, esta foi a primeira vez que acreditei. Porque eu tenho medo de que me amar seja a única coisa que te fará sofrer."
A jovem Beatriz é judia. Era criada sob o olhar rígido dos pais, que desejavam que ela se casasse com um rapaz de posses, que fosse judeu e que tivesse contatos políticos. Mas um dia ela conheceu Guilherme e acabou se encantando por ele. O sentimento foi recíproco e eles vivem uma história de amor, às escondidas, mas essa relação não termina como o esperado. Ele vai provar da dor de uma mulher 'ferida'.
"A maldade seduz a alma e a empurra para o abismo."
O livro é dividido em 4 partes, que correspondem aos estágios do exorcismo: a presunção, ponto fraco, conflito e a expurgação.
Confesso que algumas das história do livro parecem ser fictícias. Não posso confirmar nada. Mas, como eu disse, a autora diz no livro que são reais. De qualquer forma, são histórias bem curiosas e que nos fazem refletir sobre muitos assuntos, até mesmo sobre a liberdade sexual.
A autora mete o dedo na ferida do amor e nos mostra como esse sentimento é tão vulnerável, mas ao mesmo tempo avassalador quando não é mais nutrido entre duas pessoas.
O livro todo não é só sexo. Ele é apenas um complemento que apimenta ainda mais as histórias narradas na obra.
Os contos são de diversos tamanhos e a escrita da Marcia Dallari é bem fluida, o que nos conduz ainda mais pela leitura viciante.
O livro é recomendado para leitores a partir dos 18 anos, pois existe palavras e descrições bem fortes.
O livro é recomendado para leitores a partir dos 18 anos, pois existe palavras e descrições bem fortes.
Para quem gosta de contos, com uma pitada de drama, erotismo e que faz o leitor refletir sobre acontecimentos da vida, "Romanxorcismo", de Marcia Dallari, é uma dica preciosa.
A edição foi publicada pela Editora Penalux. O livro possui uma capa muito bonita e bastante chamativa, a fonte tem um tamanho bem agradável, a obra possui orelhas, e as folhas são amareladas e resistentes.
📖Boa leitura, pessoal!
"É preciso ensinar a quem se ama a não se acostumar com a felicidade. Amor demais esgota a seiva e deforma a lenha. Transforma o que um dia foi vida em cinzas.E tudo que pode virar cinzas, um dia se torna pó."
Já me senti nesse livro, caramba quero muito ler, amei a resenha :)
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Monyque, as histórias são ótimas. Gostei bastante!
ExcluirLeia e depois me conte como foi sua experiência com o livro :)
bjooo