Resenha por: Pedro Gabriel
Obra: Capacetinho Vermelho
Autora: Lilia Rodrigues
Editora: Lura Editorial
Gênero: Infantil/HQ
Páginas: 20
Ano: 2016
Onde Comprar: Livraria da Lura
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★★
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Em um reino nada distante daqui, mora uma jovem muito descolada e moderninha chamada Capacetinho Vermelho. Dizem por aí que ela é tatatatatataraneta de uma conhecida senhora chamada Chapeuzinho Vermelho. Se isso é verdade eu não sei, mas, se você reparar bem, sua história, apesar de não ter cesta de doces para a vovozinha, caçador e nem lobo mau, até parece um conto de fadas, ou melhor, um conto de moto... ou será um conto de atropelos? Entre nesta história e descubra uma das muitas aventuras vividas por Capacetinho Vermelho em sua moto envenenada, quer dizer... encantada.
🚦👩🚦
"Capacetinho Vermelho", escrito pela autora Lilia Rodrigues, conta a história de uma jovem conhecida como Capacetinho Vermelho. Era chamada assim porque gostava muito da cor vermelha. Tanto era seu amor pela cor que ela tinha uma moto vermelha, utilizava capacete da mesma cor e até mesmo roupas.
A avó da Capacetinho estava adoentada. Preocupada, a mãe da jovem pediu que ela levasse alguns medicamentos para a avó. Apesar de não ter gostado da ideia, ela pegou sua moto e foi.
No meio do caminho, Capacetinho acabou encontrando um amigo que logo lhe pediu carona. Ela não queria dar, pois ele estava sem capacete e ela sabia dos riscos de não utilizar o capacete. Mas ele acabou insistiu bastante, chegando a caçoar dela.
Ele argumentou que o avô era o coronel Lobato Jeitinho Brasileiro da Silva e que qualquer problema com a fiscalização de trânsito, ele daria um 'jeitinho' de livrá-la de qualquer transtorno.
Mesmo resistindo bastante, ela acabou cedendo e deixou ele montar na garupa da moto. Mas a viagem não acaba tão bem como o esperado.
"Um bom carona não deve dar conselho infernal."
Livros infantis possuem um papel importante no desenvolvimento intelectual das crianças. Sendo assim, os autores tem uma grande responsabilidade ao narrar as histórias, para que essas sejam bem compreendidas e ajude a despertar o senso crítico das crianças. Dessa maneira, elas conseguirão ampliar seus horizontes mais cedo.
A obra da Lilia Rodrigues consegue promover essa reflexão no leitor, independente da idade.
A obra da Lilia Rodrigues consegue promover essa reflexão no leitor, independente da idade.
A autora contou uma história que apesar de ser ficção, dialoga bastante com a realidade. O foco central é mostrar aos leitores a importância do uso de capacete por motociclistas. Isso é bem nítido. Mas ela vai além e aborda a consequência do não uso dessa importante proteção no trânsito.
Outra coisa bem evidente, até mesmo a sinopse diz, é que a narrativa de "Capacetinho Vermelho" tem uma inspiração na consagrada história da "Chapeuzinho Vermelho", o que é um ponto positivo pois instigar ainda mais a leitura da obra por aqueles que já conhecem o conto de fadas.
Com maestria, "Capacetinho Vermelho" consegue passar mensagens importantes, inclusive na parte do coronel Lobato 'Jeitinho' Brasileiro da Silva.
Claramente a autora se refere ao péssimo hábito de alguns espertalhões que sempre tentam se safar de determinadas situações, sempre arranjar alguma desculpa pra não arcar com as consequência legais e morais dos seus atos.
Claramente a autora se refere ao péssimo hábito de alguns espertalhões que sempre tentam se safar de determinadas situações, sempre arranjar alguma desculpa pra não arcar com as consequência legais e morais dos seus atos.
Em suma, está mais que recomendada a leitura de "Capacetinho Vermelho". Principalmente, recomendo o livro para crianças. A leitura é bem fluida e acessível para o público.
Além de se divertirem com as ilustrações, elas poderão refletir sobre a importância de respeitar as normas de trânsito e se proteger dos riscos que ele traz.
Além de se divertirem com as ilustrações, elas poderão refletir sobre a importância de respeitar as normas de trânsito e se proteger dos riscos que ele traz.
A edição foi publicada pela Lura Editorial. É um livro grande, em relação ao tamanho, repleto de ilustrações - feitas pelo Augusto Figliaggi - e possui a fonte de um tamanho bem agradável. Garanto que a criançada vai gostar!
Olá, Pedro!
ResponderExcluirQue resenha mais fofa!
Nós da editora, ficamos muito agradecido, pois você falou exatamente o que a autora quis passar para os leitores.
As fotografias também estão espetaculares! Parabéns!
Abraços,
Daniel Moraes
Departamento de Marketing
Oi, Daniel!
ExcluirFico feliz que tenham gostado. O livro possui uma história bem bacana para a criançada. Irão adorar a leitura! E parabéns pelo cuidado que vocês tiveram com a publicação.
Abraço.
Olá, Pedro! Como vai?
ResponderExcluirGostei muito da resenha; parabéns! Ficou um luxo!
As fotografias deixaram a resenha muito bacana! =)
Abraços,
Daniel Moraes
Valeu, Daniel <3 <3 <3
Excluir