Resenha por: Pedro Gabriel
Obra: Os Dois Fazendeiros
Autor: Matheus Zucato
Editora: Autografia
Gênero: Ficção/Suspense/Mistério
Páginas: 68
Ano: 2018
Onde Comprar: Loja Autografia Editora
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★☆
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Dois velhos e viúvos fazendeiros, habitantes da pacata cidadezinha mineira de Caminho da Fé decidem encerrar de uma vez por todas uma disputa que estava adormecida há décadas: declarar o dono daquelas terras ao lado sul de suas fazendas. Os filhos, desaparecidos ainda crianças naquele lugar, acreditavam que lá existia alguma coisa má. O livro mostra os relatos que ambos os homens escreviam naqueles dias, os quais estão recheados de batalhas psicológicas, terror, suspense e planos de assassinar um ao outro. Com um final intrigante e surpreendente, o livro não desaponta quem busca uma literatura diferenciada que prenda o leitor às suas páginas, buscando incessantemente pelo desfecho.
👤❌👤
Dois velhos e viúvos fazendeiros, solitários, vivendo suas próprias angustias, mas nutrindo os mesmos sentimentos: a ganância e o orgulho! Esses são Enrico e João Brasta, moradores do pacato vilarejo Caminho da Fé.
Há muito tempo os dois fazendeiros conviviam como bons vizinhos. Bem amigos - ou nem tanto. A relação deles não era tão boa assim desde que tinham seus grandes tesouros por perto: suas famílias. Os filhos deles desapareceram misteriosamente após visitarem um pedaço de terra - segundo as crianças, amaldiçoado - que ficava entre as duas fazendas.
Esse local foi o pivor de muitos conflitos entre Enrico e Brasta. Depois que as crianças sumiram, os dois rapazes decidiram não disputar mais aquele maldito pedaço de terra. Foi um acordo em conjunto, mas no íntimo de Enrico e Brasta, a verdade era que a disputa ainda não tinha acabado. Ela seguiria até o último dia da vida deles. E seguiu! Até mesmo com planos de um matar o outro.
Mas junto com o desejo pelas terras, coisas estranhas foram acontecendo ao longo do tempo. Situações bem sobrenaturais.
"- Mas para que deixar para amanhã os assuntos que podem ser resolvidos hoje?
Meus olhos colocaram-se então a encarar aqueles glóbulos de gelo do camarada, que por sua vez se fixaram de volta no restante da alma que ainda habitava o interior dos meus, marrons. Meus braços tiveram ainda os fios eriçados diante de tal visão diabólica."
O autor Matheus Zucato conseguiu construir uma narrativa em que o leitor além de ser fisgado pelos acontecimentos, consegue sentir um pouco da tensão das cenas descritas no decorrer da obra. É uma narrativa envolvente do início ao fim.
Conseguimos saber bastante do que se passa na mente dos protagonistas e ver como o orgulho e a ambição podem afetar o ser humano de formas tão violentas. O autor utiliza-se dos personagens para refletir bastante sobre esses e outros temas ao longo da história, como a solidão; reflete sobre a vida, a mente do ser humano e outras observações interessantes.
O livro é dividido em três partes. Cada uma vai deixando o leitor ainda mais preso na leitura. Pra fechar com chave de ouro, o autor vem com um desfecho ainda mais intrigante. A imaginação do leitor vai longe!
Para quem gosta de obras com uma pegada forte de suspense e que seja ambientada em locais peculiares, acho que irá gostar bastante de "Os Dois Fazendeiros". A leitura realmente vale a pena!
O livro foi publicado através da Autografia Editora. A capa é bem instigante, a fonte tem um tamanho bem agradável, a edição possui orelhas e as folhas são levemente amareladas - o que contribui na fluidez da leitura.
📖Boa leitura, pessoal!📖
"O orgulho nocauteia a razão e destrói qualquer vontade dos homens de se exercer o bem."
Nenhum comentário: