O processo de identificação biométrica funcionará da seguinte maneira, primeiro será digitado o número do título eleitoral e identificado a digital da pessoa em uma máquina especifica. Só depois disso que a urna de eleição ficará liberada. O Chefe do Cartório Eleitoral em Aracaju, Marcelo Gerard, estima que o processo não ultrapasse os 40 segundos dentro da cabine.
“Como esta vai ser a primeira vez no estado que vamos utilizar o processo da biometria e em grande quantidade, é possível que algumas digitais tenham problemas, por isso aconselhamos a pessoa a chegar mais cedo e levar uma cola com o número dos candidatos. Num panorama geral, a votação em si vai ser bem rápida”, espera Gerard.
Em Aracaju, dos cinco candidatos que começaram a corrida eleitoral, apenas quatro chegam à reta final neste domingo (7), já que Almeida Lima do (PSTU) anunciou a sua desistência do pleito durante o debate realizado na quinta-feira (4), na TV Sergipe. E oficializou neste sábado (6), a sua decisão junto ao Tribunal Eleitoral de Sergipe.
Entre as pesquisas do Ibope realizadas pela TV Sergipe em Aracaju, o candidato que se manteve na liderança durante o período eleitoral foi João Alves do DEM, seguindo de Valadares Filho (PSB), Vera Lúcia (PSTU), Reynaldo Nunes (PV) Almeida Lima (PPS).
A pesquisa mais recente, publicada neste sábado (5), véspera das eleições, apontou João Alves (DEM) com 55% das intenções de voto, Valadares Filho (PSB) com 34%, Vera Lúcia(PSTU) apareceu com 8%, Reynaldo Nunes(PV) com 2% e Almeida Lima (PPS) com 1%.
A agenda de votação dos candidatos à Prefeitura de Aracaju, confirmada através de suas assessorias, ficou na seguinte forma: às 8h30 o candidato do DEMm, João Alves Filho, vota do Colégio Atheneu, no bairro São José.
Já o candidato do Partido Verde, Reynaldo Nunes, vota às 10h no Colégio Jardins, no bairro Jardins.
Fonte: G1 SE
Nenhum comentário: