O programa Marcia Peltier Entrevista traz novamente um presente para você:uma entrevista com um dos maiores nomes da MPB, o cantor e compositor Ivan Lins. A entrevista ficou tão boa que foi em dois programas.
A primeira parte irá ao ar nesta terça-feira de carnaval, 12 de fevereiro.
Ivan Lins aprendeu a tocar piano sozinho. Apareceu para a MPB nos festivais da canção do final dos anos 60, uma época de muita turbulência política.
Foi um dos líderes do MAU, o Movimento Artístico Universitário.
Na década de 80, se consagrou como um dos grandes nomes da nossa música e chegou a fundar uma gravadora.
Ganhou três prêmios Grammy e é hoje, o artista brasileiro vivo, mais gravado no exterior.
No programa, Ivan fala sobre seu novo CD: ”Amorágio’’.
“Amorágio é um neologismo criado pelo poeta Salgado Maranhão. A ideia é falar de amor de uma forma geral, os vários tipos de amor…Amorágio é isso: o que é relativo ao amor’’, explica.
No CD ele tem parcerias, como com a cantora Maria Gadú.
“Eu gosto de fazer parcerias com os novos talentos. E também de experimentar sons…já gravei fados e fiz já até um rap em parceria com o Aldir Blanc’’,conta.
Aliás,falar de amor, ou melhor, cantar o amor, sempre foi uma das características de Ivan. Por isso, ele acabou se tornando o compositor brasileiro vivo mais gravado no exterior.
“Eu sou muito gravado lá fora. Já tive músicas gravadas para o inglês, polonês e até uma versão no Paquistão. Já fizeram versões para músicas minhas também na África…mas nem sempre a letra corresponde ao original. A letra da versão na Polônia por exemplo era ridícula’’, conta rindo.
E a grande inspiração é mesmo o amor?
“Sim, sempre gostei de cantar o amor. Eu estou casado há 30 anos com minha atual mulher a Valéria e neste período já fiz mais de 40 composições em homenagem a ela. Porque ela merece’’, conclui.
No programa, Ivan conta ainda a história deliciosa de como surgiu e de quem era a musa inspiradora de um de seus maiores sucessos, a música “Madalena’’. Revela ainda detalhes da convivência com monstros sagrados da MPB como Tom Jobim e Vinícius de Moraes que só o chamavam de ‘’Ivanzinho’’.
Informações da Rede CNT
Nenhum comentário: