Um dos conjuntos vocais mais ativos da música brasileira, referência quanto o assunto é samba paulista, Os Demônios da Garoa surgiram na Mooca em 1943, inicialmente com o nome de “Grupo do Luar”, já que tocavam em festas e serenatas.
O nome “Demônios da Garoa” surgiu através da sugestão de um ouvinte do radialista Vicente Leporace(1912-1978) que na época criou um concurso para a escolha do novo nome do então Grupo do Luar.
A explicação para o novo nome é que “Demônios” remetia aos meninos do grupo que pulavam como demônios e a garoa, uma alusão em relação à cidade de São Paulo, conhecida até hoje como terra da garoa.
O nome foi bem aceito pelos integrantes e de lá para cá, o grupo se mantém tão unido que foram parar no Guiness Book como “o conjunto vocal mais antigo do Brasil em atividade”.
Ao longo de sete décadas, eles gravaram mais de 430 músicas e venderam mais de dez milhões de cópias distribuídas em 69 compactos simples, 6 compactos duplos, 34 Lps e 13 Cds.
Para ficar ainda melhor, a música “Trem das Onze” foi eleita em 2000, através de uma votação popular, como a música símbolo da cidade de São Paulo.
Os Demônios da Garoa, com seus atuais integrantes vão contar muitas histórias, passagens divertidas e curiosidades no Programa Leão Lobo Visita desta sexta-feira, às 22h30min. Imperdível!!!
Informações da Rede CNT
Nenhum comentário: