Obra: Autismo - Azul e de todas as cores
Autor: Wilson Candido Braga
Editora: Paulinas
Gênero: Não-Ficção/Psicologia/Educação
Páginas: 168
Ano: 2018
Onde Comprar: Amazon - Físico | Loja Paulinas Editora
Nota: ★★★★☆
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: O livro pretende esclarecer pais e profissionais da saúde e da educação acerca do Transtorno do Espectro Autista a partir da neurociência. O autor apresenta o percurso histórico dos estudos sobre o autismo, a incidência, os sinais de alerta, a caracterização e as estratégias de intervenção e descreve a desmodulação sensorial e os comportamentos estereotipados. A seguir, elucida mitos e verdades e conclui com orientações para familiares e educadores, de modo que possam oferecer melhor qualidade de vida às crianças com essa condição diagnóstica.
👦🌷👧
O livro “Autismo – Azul e de Todas as Cores“ nos convida a fazer uma viagem sobre a bela história do Autismo, desmitificando algumas ideias equivocadas sobre o tema e ao mesmo tempo nos sensibilizando da importância do processo de inclusão.
O livro também ressalta o quanto o papel do profissional é essencial na chamada 1ª fase do diagnóstico – fase de negação, pois é nesse momento que a família demonstra a necessidade de informações e apoio, no sentido de compreender e saber identificar as reais necessidades da criança.
Assim, já nos primeiros capítulos. o autor Wilson Candido apresenta as mais variadas manifestações, as quais afetam áreas de funcionamento psíquico, citando exemplos com seus respectivos conceitos.
Desse modo, o autor nos leva a conhecer o percurso histórico do autismo para se chegar ao diagnóstico, o chamado Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, trazendo a visão de diversos estudiosos da área para fundamentar a análise como Michael Rutter, Leo Kanner e Eric Schopler.
Algo relevante também ressaltado no livro, é fazer com que a sociedade possa despertar o interesse pela temática. Tão logo o autor traz movimentos importantes que aconteceram no mundo e que proporcionaram dar a oportunidades de conhecer de perto o quanto paradigmas se quebram ao se falar em histórias tão fantásticas desse público, que talvez seja uma e Eu ou Você que gostaríamos de ouvir, seja ela pra compartilhar ou até mesmo que fazem parte de um pedaço de nós e a partir daí quem sabe, poderíamos chamar de “Azuis e de Todas AS CORES”, porque certamente somos todos diferentes e com potenciais que o Arco-Íris nos representa, não para separar a luz do sol e sim para nos remeter a ideia de que somos todos capazes de brilhar num pedacinho de espaço chamado mundo.
E é com toda essas infinitas cores que talvez o arco-íris possa nos representar que o autor nos leva a mergulhar e a se fascinar pela leitura, despertando-nos o desejo de aprofundamento sobre a temática. E para finalizar ele traz para o leitor um guia de orientação sobre o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA para pais e profissionais.
Que livro incrível, de extrema importância, gostei muito da resenha :)
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com/
Oi, Monyque! :)
ExcluirA resenhista também adorou. Analisando o que ela escreveu, vi o quanto o livro é interessante e importante para professores e qualquer outra pessoa que tenha interesse no assunto.