sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » » » Resenha: "Pitty: Cronografia - Uma trajetória em fotos", de Pitty

Resenha por: Pedro Gabriel 
Obra: Pitty: Cronografia - Uma trajetória em fotos
Autora: Pitty  |  Editora: Edições Ideal
Gênero: Não-ficção/Biografia
Páginas: 160  |  Ano: 2014
Onde Comprar: Amazon (capa dura)
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★★
SINOPSE: Cronografia: uma trajetória em fotos é o relato visual da carreira de Pitty. Uma biografia através de fotos, montada cronologicamente, e que propõe/oferece um passeio por todas as fases da cantora baiana. O livro começa na infância, com fotos pessoais da pequena Priscila se divertindo junto com a família nas praias de Salvador. Depois mostra o início da sua vida na música, ainda adolescente fazendo punk rock/hardcore nas bandas Inkoma (como vocalista) e Shes (como baterista). Então Cronografia segue para os anos 2000, mostrando a consagração na carreira solo. O seu projeto Agridoce também ganha um segmento no livro, que ainda tem capítulos dedicados aos registros fotográficos dos clipes, dos shows e dos bastidores. Em 160 páginas, o livro traz fotos de nomes como Caroline Bittencourt, Otavio Sousa, Rui Mendes, Sora Maia e Jorge Bispo. É através das lentes e do olhar desses fotógrafos que Pitty conta sua história. Registros visuais que contam uma história musical. 

📷🎵👩🎤📷

"Pitty: Cronografia - Uma trajetória em fotos" é um convite aos fãs e admiradores da Priscilla Novaes Leona, mais conhecida como Pitty, a conhecer melhor a vida intima e profissional dela através de registros fotográficos feitos por vários fotógrafos que acompanharam e ainda acompanham a carreira dela. A baiana de 41 anos é um dos grandes nomes da música brasileira, em especial do rock. Acumula prêmios e indicações em diversas categorias, videoclipes, álbuns, DVDs e uma legião de fãs que desde o início da carreira vibram com cada novo lançamento. 



Na obra, que foi editada em parceria com Luiz Cesar Pimentel e publicada em 2014, Pitty abre seu coração e conta alguns fatos da sua infância, juventude, vida adulta e sua trajetória pela música. Momentos que marcaram sua vida de alguma forma; sua busca pela independência desde nova, as primeiras influências musicais, seu amor pelo rock; fala do começo da carreira ao lado do Inkoma, banda formada por mulheres e como foi a experiência ao dividir os palcos com as integrantes; sua passagem pela banda Shes; ela também relata situações e desafios que vivenciou na busca pela realização do sonho de cantar, de mostrar seu talento para o público.




"Não tinha o que fazer da vida. Vou ser o quê? Arrumar um subemprego que vai me fazer pagar as contas e ser infeliz? Tinha decidido: se não virar como artista, vou ser professora de música. E vou continuar escrevendo. Pelo menos vou estar perto do que amo."

Em outra parte ela também fala do surgimento do Agridoce, projeto paralelo a carreira dela, que foi desenvolvido com Martin, guitarrista que trabalha com ela há anos. Pitty fala do processo de composição das canções, gravações, etc. Além, claro, de falar sobre os videoclipes que foram lançados ao longo do tempo em que canta e encanta os fãs.




"Batizamos de Agridoce. Era contrastante mesmo, não só as canções, mas também em relação a tudo que tínhamos feito antes como músicos."

Situações que foram de grande importância para a vida dela e que contribuiu bastante para que ela se tornasse essa artista e mulher incrível que ela é. Não vou chegar aqui e dizer que sou um fã de carteirinha, pois não sou. Não acompanho o trabalho tanto como um, mas o pouco que vejo só cresce  ainda mais o meu respeito e admiração por ela. Por esse e outros motivos é que resolvi comprar esse livro e conhecer um pouco mais sobre a Pitty. 




"O palco me deixa ser e dizer o que eu quiser, ele não julga nem reprime. O palco me aceita, me acolhe e me dá voz. É uma entidade, esse cara."

Como o livro foi lançado em 2014, o conteúdo dele é limitado, mas mesmo assim é rico em informações, curiosidades e muitas fotografias. O tamanho dele remete muito ao de um álbum de fotografias, que é a intenção de servir como um arquivo fotográfico da carreira da soteropolitana que há mais de 20 anos movimenta o cenário do rock brasileiro.



A publicação do livro foi feita através da Edições Ideal. O tamanho é grande, a edição possui capa dura, as folhas são bem resistentes, a diagramação está muito bem organizada e a capa e contracapa estão muito bonitas, com o nome PITTY em relevo dourado. Um livro que todo fã precisa ter em seu acervo.  




📚Boa leitura, pessoal!📚



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)