sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » » » » Resenha: "Contos de Fadas em suas versões originais" (Vol. 1)

Resenha por: Pedro Gabriel 
Obra: Contos de Fadas em suas versões originais (#1) 
Autores: Charles Perrault, Hans Christian Andersen, Jacob e Wilhelm Grimm
Editora: Wish
Gênero: Ficção/Contos/Terror/Fantasia 
Páginas: 160  |  Ano: 2016
Adicione: Skoob  |  Nota: ★★★★☆ 
SINOPSE: Todos nós tivemos contato com os contos de fadas pelos desenhos animados, livros ou contações de histórias. O curioso é que todas essas narrativas foram adaptadas sem muito compromisso com os contos originais, perdendo parte da crueldade e sutileza naturais da época. Nesta coleção, os melhores contos de fadas foram escolhidos de forma criteriosa, cujas histórias centenárias se enveredam por horizontes escuros e sombrios, onde não há censura ou limites. Seus finais nem sempre envolvem casamentos ou futuros felizes, nos quais a moral prevalece sobre os pecados. Nada mais será escondido ou censurado. A chave para conhecer os contos de fadas mais obscuros está em suas mãos. Você tem coragem de abrir esta porta? Uma edição de leitura prazerosa, com 10 contos completos (incluindo alguns inéditos no Brasil) e 68 ilustrações para serem apreciadas no silêncio da noite.


💀📚💀

Muita gente cresceu ouvindo diversas histórias infantis, dentre elas, as mais famosas: "Chapeuzinho Vermelho", "Branca de Neve", "A Pequena Sereia", "Rapunzel", e tantas outras. Contos de fadas populares que mexiam e ainda mexem bastante com o imaginário da criançada. Muitas dessas histórias ganharam as telonas dos cinemas com adaptações que só fizeram conquistar ainda mais as crianças e até os adultos que cresceram ouvindo essas narrativas fabulosas. 



Em "Contos de Fadas em suas versões originais", publicado pela Editora Wish, somos convidados a mergulhar no mundo sombrio e sangrento dos contos de fadas. Temos acesso aos contos originais que tanto fizeram parte de nossas infâncias e que foram modificadas para serem mais 'digestivas' e menos aterrorizantes para o público infantil. Uma outra faceta dessas narrativas.

Ao todo, a obra possui 11 contos escritos por diversos autores há centenas de anos. Segundo a nota da editora, histórias datadas entre 1600 e 1800. São eles: "Barba Azul" do Charles Perrante, "A Pequena Sereia" do Hans Christian Andersen, "Branca de Neve", do Jacob e Wilhelm Grimm, "Pele de Asno", do Charles Perrante, "Rapunzel" do Jacob e Wilhelm Grimm, "Chapeuzinho Vermelho" do Charles Perrante, "A Amendoeira" do Jacob e Wilhelm Grimm, "A Pequena Vendedora de Fósforos" do Hans Christian Andersen, "Cinderela" do Jacob e Wilhelm Grimm, "Sapatinhos Vermelhos" do Hans Christian Andersen e "O Rouxinol e o Imperador da China" também do Hans Christian Andersen.



Em "A Pequena Sereia", o drama impera do início ao fim. A protagonista muda completamente sua vida em prol de outra pessoa. "A Pequena Vendedora de Fósforos" é emocionante e nos faz refletir sobre as desigualdades sociais - que estão na nossa cara e, às vezes, deixamos passar despercebido em nosso dia-a-dia. 


"Criamos crianças sem força para viver. Viram mulheres que aceitam violência doméstica e homens que as cometem. O romantismo que aprendemos não corresponde à realidade quando vista de perto, e não suportamos as perdas e danos causados pela vida, ao inés de aprender com eles."



"A Amendoeira" traz uma história triste e ao mesmo tempo sombria sobre vingança. No conto "Barba Azul", podemos ver claramente o poder do machismo, que fez diversas mulheres de vítimas no passado e ainda hoje faz. Já no conto "Sapatinhos vermelhos", o enredo é surreal e sangrento.


"Quando se faz o bem, nada se deve recear." - em "Pele de Asno", do Charles Perrault. 



E assim as narrativas vão se intercalando, entre histórias com dramas, amores, fantasias, violências e muito sangue. Eles trazem enredos que já conhecemos bem, mas dessa vez muitos são assustadores. Trazem uma outra perspectiva para as histórias - que conseguem fazer os leitores refletirem bastante. A escrita dos contos são bem fluidas e envolventes, o que contribui ainda mais para a leitura dos contos. 



A obra é uma publicação da Editora Wish no Brasil. As histórias foram traduzias por Tamara Queiroz e Felipe Lemos. A edição brasileira tem a capa e contracapa lindas e feitas pela Marina Avila, a diagramação está muito bem organizada e cheia de detalhes, as folhas são amareladas, a edição possui orelhas e 70 ilustrações no decorrer das histórias. Detalhes e mais detalhes que só ajudam ao leitor a se ambientar ainda mais nos cenários e mergulhar de cabeça nas narrativas. Um lindo trabalho gráfico. Impecável! 





📚Boa leitura, pessoal!📚 


📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB


Sugestão de pauta ou parceria: pedrogabrielb@bol.com.br

«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

2 comentários:

  1. Olá Pedro, como vai? Em 2019 eu realizei a leitura desse livro, porque sou uma garota completamente fascinada por contos de fadas, tenho vários livros relacionados ao tema na minha estante. Mesmo gostando tanto do gênero, fui surpreendida com histórias novas e medonhas que eu não conhecia, como por exemplo: A Amendoeira e o Barba Azul!

    Foi a minha primeira experiencia com os livros da editora Wish e tenho certeza que realizarei a compra de outras obras dela, incluindo os outros livros dessa coleção.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi. Tudo bem? Vou bem tbm! :)

      Maravilhoso, né?! Adorei de montão! Fiquei fascinado com as histórias e ainda tenho outros dois volumes pra devorar. Editora Wish maravilhosa.

      Obrigado pela visita aqui no blog <3
      Xero!

      Excluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)