sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » » Resenha: “1+1: A Matemática do Amor”, de Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos

Resenha por: Pedro Gabriel
Obra: 1+1: A Matemática do Amor
Editora: Faro Editorial
Gênero: Ficção/Romance/LGBT
Páginas: 256 
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon (físico)
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★★
SINOPSE: Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?


💓👬🌈

Bernardo e Lucas são grandes amigos. A família deles sempre tiveram uma forte ligação. Uma amizade que nasceu antes mesmo do Bernardo e do Lucas estarem em formação nas barrigas de suas mães. Um laço afetivo que só foi se fortalecendo ao longo do tempo, inclusive na vida dos garotos - que cresceram e se tornaram amigos inseparáveis. 


"Tão natural quanto respirar. É assim que penso na minha amizade com o Lucas. Como tudo começou? Bem, eu não sei."



O Lucas estava de férias e prestes a começar o último ano no ensino médio. Uma fase importante e marcante pois logo mais iria prestar o vestibular para a área profissional que tanto sonhava exercer. 

Ele, apaixonado por café, ruim em matemática, mas era bom no português. Era sensível e amava poesia. Já o Bernardo, não curtia muito o café, mas era ótimo em matemática, popular no colégio e um grande companheiro para todas as horas. Diferenças à parte, ambos adoravam a presença um do outro. Havia respeito, sinceridade, lealdade... e muito mais.



Mas eis que num belo dia, Bernardo diz a frase que Lucas não imaginava ouvir: “Eu vou embora. Com meus pais. Pra Portugal”. Naquele momento, o mundo parou, principalmente para o Lucas. Para eles, naquele momento só restava deixar as lágrimas rolarem. 

A partida de Bernardo era inevitável. Mas decidido a aproveitar cada momento restante ao lado do seu melhor amigo, Lucas cria uma lista com várias atividades para fazer antes da viagem, tornando os momentos mais simples inesquecíveis. Fazendo desse tempo uma eternidade em seus corações.




"Quando ele olhava direto pra mim, dentro dos meus olhos, eu sentia que havia um sol guardado ali. Um sol que brilhava só pra mim."

É durante esse período que os sentimentos que os dois nutrem um pelo outro, irá aflorar ainda mais e fazer dessa temporada um momento mais que especial. São nesses dias que Bernardo descobre que o que ele sente pelo Lucas é algo ainda mais forte que a amizade deles. Um sentimento que foi ganhando força e conquistando seu coração mais e mais. E lidar com essas emoções serão um desafio. Além de enfrentar o maior inimigo deles: o preconceito.



"Não importava o lugar pra onde eu fosse: se o Lucas estivesse comigo, tudo ficaria bem."

Demorei muito para ler "1+1: A Matemática do Amor”, pois todo leitor 'sofre' de um problema chamado "tenho mais livros do que tempo para ler". Acabou que fui lendo os livros que recebia de parceria com as editoras e postergando essa leitura. Mas enfim consegui e me arrependi amargamente de não ter lido antes. Que livro, meus caros. Que história!



Augusto Alvarenga e o Vinicius Grossos contaram uma linda, divertida e emocionante história de amor entre dois jovens que são amigos, mas que ao terem a distância decretada entre os dois acabam juntos descobrindo que nutriam mais do que uma amizade, mas um amor puro e verdadeiro. Foi necessário enfrentar todo o caos para enxergar algo que estava o tempo todo ali, diante deles. 

Os personagens foram muito bem construídos e explorados ao longo da narrativa. Até podemos conhecer cada um a partir das narrações deles, já que temos acesso a toda a história através da narração de ambos. Mas já digo que os dois são cativantes do início ao fim. E a todo momento é nítida a intensidade da amizade deles. É nítido que há algo a mais dentro dos corações apaixonados deles, mas um tinha quase certeza disso e o outro foi descobrindo a os poucos a imensidão desse sentimento. 



Há outros personagens que com certeza vocês irão gostar um bocadinho, mas o destaque maior vai para a Sarah, tia do Lucas. Simplesmente a melhor pessoa. Personagem icônica, que marca a trama com seu jeito descolado, atencioso e tiazona good vibes. Um sonho!

A história é emocionante e fala sobre preconceito, homofobia, sobre descobertas, primeiro amor, liberdade e aceitação. É uma obra sobre força, coragem e amor. Vai aquecer o coração de muitos leitores. 

Como eu já disse, a história é narrada sob a perspectiva dos dois e conta com capítulos curtos, o que ajuda ainda mais na fluidez da leitura. Com certeza também vai te prender do início ao fim. Pode se jogar de cabeça, pois a leitura vale muito a pena. 



A publicação do livro foi feita através da Faro Editorial. A capa e contra-capa são lindas, a diagramação está muito bem organizada, a fonte tem um tamanho bem agradável, as páginas são amareladas, o livro conta com algumas ilustrações bem lindonas ao longo das páginas - o que dá um charme a mais à edição - e a publicação ainda possui orelhas. 

Antes de finalizar, deixo o player da música "Wild", canção do australiano Troye Sivan. Essa é só uma das músicas citadas ao longo das páginas de "1+1: A Matemática do Amor". Dê o play e curta a música:



"Sem perceber, acabei pegando a mão do Lucas. Nossos dedos foram se encaixando naturalmente.- É como se você fosse a minha bússola - falei, num suspiro engasgado que logo se transformou em lágrimas. - Quando estou com você... parece que finalmente tenho uma direção."



📚Boa leitura, pessoal!📚


📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB


Sugestão de pauta ou parceria: pedronascimentojor@gmail.com

«
Próximo
Este é o post mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)